Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

A dispensa do empregado com câncer na próstata é discriminatória?

PODCAST em https://bit.ly/fernandomagalhaes

há 3 anos

O novembro azul é uma campanha de conscientização, realizada no mês de novembro de cada ano, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro de próstata.

Diante da importância do tema, surge a reflexão sobre a existência ou não de conduta discriminatória na dispensa de um empregado com câncer de próstata.

Nunca é demais lembrar que a Súmula n. 443 do TST prevê que "Presume-se discriminatória a despedida de empregado portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego.".

A partir deste texto, é necessário preencher, no caso concreto, o conceito de doença grave que cause estigma ou preconceito. Nesse particular, a SDI-1 do TST, analisando um caso especificamente tratando sobre a dispensa de um empregado com câncer de próstata, concluiu que "Presume-se discriminatória e arbitrária a dispensa sem justa causa de empregado portador de neoplasia de próstata, nos termos da Súmula nº 443 do TST, pois o câncer é doença grave comumente associada a estigmas. Assim, cabe ao empregador o ônus de demonstrar que a dispensa do empregado não teve causa, ainda que indireta, com a respectiva enfermidade." (TST-E-ED-RR-68-29.2014.5.09.0245).

E aí, qual a sua opinião?

Ouça o Podcast com os principais assuntos jurídicos em: https://bit.ly/fernandomagalhaes

(Instagram: @fer_nando_magalhaes)

(Fonte:@rpamplonafilho)



  • Publicações362
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações50
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-dispensa-do-empregado-com-cancer-na-prostata-e-discriminatoria/1125984061

Informações relacionadas

Manifestação - TRT4 - Ação Período de Afastamento - Reintegração - Atord - contra TAM Linhas Aereas

Contestação - TJSP - Ação Indenização por Dano Material - Procedimento Comum Cível

Recurso - TRT16 - Ação Período do Afastamento - Reintegração - Rot - de Suzano Papel e Celulose

Trabalhador considerado inapto em exame demissional realizado após a dispensa será reintegrado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)