Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Inteligência judiciária: uma nova mentalidade?

há 2 anos

O acordo de cooperação técnica firmado entre o Superior Tribunal de Justiça e a Advocacia-Geral da União (AGU) já atingiu 468.550 processos, que foram objeto de medidas de desjudicialização — como a não interposição de recursos ou a desistência das ações.

Com base em mecanismos de inteligência judiciária — a exemplo do Painel de Dados Inteligentes, construído a partir da ferramenta Business Inteligence —, foi possível localizar, ainda nas instâncias de origem, as controvérsias sobre as quais já houvesse precedentes do STJ.

Nesses casos, a AGU estabeleceu novas diretrizes para o manejo de recursos e buscou sensibilizar os procuradores em relação aos casos com remotas chances de êxito.

O instrumento de cooperação permitiu a identificação de processos com temas jurídicos afetados ao rito dos recursos repetitivos, para serem devolvidos à origem antes da distribuição no STJ. Nessa iniciativa, foram separados 1.483 processos, os quais, conforme o artigo 1.040 do Código de Processo Civil e o artigo 256-L do Regimento Interno do tribunal, foram encaminhados aos tribunais estaduais ou às cortes regionais federais para ficarem sobrestados.

Os precedentes qualificados também foram utilizados como estratégia para a redução da quantidade de processos que aportam no STJ. Ao longo do período do acordo, o Nugepnac recebeu da AGU sugestões de temas jurídicos com possível multiplicidade. A partir das sugestões, o núcleo cria grupos para o monitoramento do tema; até o momento, foram indicados aos relatores 157 recursos com potencial para análise pela sistemática dos repetitivos.

(Fonte: Site do Conjur).

Instagram: @fer_nando_magalhaes

Youtube: www.youtube.com/user/fmchulaable


  • Publicações362
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inteligencia-judiciaria-uma-nova-mentalidade/1349150366

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios TJ-DF: XXXXX-88.2018.8.07.0001 1691845

Caio Leastro, Bacharel em Direito
Artigosano passado

Uma breve análise sobre os recursos especiais, destacando o julgamento deles sob o regime dos repetitivos.

Marcelo Mendes de Mattos Costa, Estudante de Direito
Artigosano passado

Interpretação do artigo 1.040 do C.P.C. sobre o momento de levantamento do sobrestamento dos recursos afetados

Ricardo Kalil Lage, Advogado
Artigoshá 5 anos

O sonho da justiça célere continua. Necessidade de respeito às orientações firmadas pelos Tribunais Superiores

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)