Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Qualificações ocupacionais de boa-fé

Direito do Trabalho. Dignidade da pessoa humana

há 5 anos

De acordo com o item 2 da Convenção nº 111 da OIT, concernente à discriminação em matéria de emprego e profissão, as distinções, exclusões ou preferências fundadas em qualificações exigidas para um determinado emprego não são consideradas como discriminação. São as chamadas qualificações ocupacionais de boa-fé.

Com efeito, a BFOQ – Bona Fide Occupational Qualification trata-se de uma exceção expressa à previsão de discriminação positivada no art. 703, e, (1) do Civil Rights Act, a qual menciona que não será ilegal uma prática de contratar empregados com base nos motivos proibidos, em certas situações em que a religião, sexo ou origem nacional é uma qualificação vocacional de boa-fé, necessária para a operação normal de determinado negócio ou empreendimento.

Firmino Alves Lima, enumera exemplos de BFOQ citados pela doutrina norte-americana e que foram aceitas com sucesso pela jurisprudência estrangeira.

A) o caso de uma garçonete de origem chinesa para laborar em um restaurante chinês autêntico;

B) alguns casos em que a privacidade dos clientes de determinada atividade exige pessoas de determinado sexo, como enfermeiras em determinados tipos de hospitais;

C) um empregado necessariamente negro para realizar um filme baseado em fatos reais de um personagem negro. (LIMA, Firmino Alves. Teoria da discriminação nas relações de trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. p. 142-143).

Assim, há um direito para uma discriminação justificada, mas mediante uma razão que seria a qualificação ocupacional de boa-fé, necessária ao normal desenvolvimento e operação de um particular negócio, sendo que o ônus da prova é do empregador para articular e demonstrar motivos que justifiquem o trato diferenciado.

Fonte: Informativos.TST.

  • Publicações362
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações775
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qualificacoes-ocupacionais-de-boa-fe/756477480

Informações relacionadas

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

1.9 Postulado da proporcionalidade

Lucas Nascimento Lima, Advogado
Artigoshá 7 anos

Teoria geral da prova novo CPC - prova direta e prova indireta

Julia Scatolin, Advogado
Artigoshá 3 anos

Empregado Hipersuficiente: O que é e quais direitos podem ser negociados segundo a Reforma Trabalhista?

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 8 anos

Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-17.2007.5.03.0071

Jamile Massad, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Os diversos meios de provas no Código de Processo Civil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)