Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Empréstimo compulsório: uma alternativa para o Governo?

há 4 anos

Nos termos do art. 148, I, da Constituição Federal, é possível ao Governo Federal a instituição de empréstimo compulsório para atender a gastos inesperados decorrentes de uma calamidade pública.

É verdade que se trata de um remédio amargo, porém há 2 pontos importantes do ponto de vista jurídico a se destacar desse "tributo diferente":

1º) o Governo está obrigado a empregar o dinheiro, vinculadamente, na sua causa, qual seja: custear a saúde para combater o convid-19;

2º) posteriormente, o dinheiro deve ser devolvido ao cidadão, com recomposição monetária da variação da inflação;

Qual é o grande problema?

O problema é a definição da base de cálculo desse tributo.

Um das "inúmeras possibilidades" levantadas, foi a criação de um empréstimo compulsório sobre o patrimônio dos cidadãos, com alíquotas progressivas.

Ou seja:

Os ricos pagariam bem mais, a classe média pagaria menos e os pobres não pagariam. É verdade que, mesmo assim, haveria uma redução da disponibilidade financeira das pessoas, mas esta seria momentânea e, sendo progressivo, arrecada-se mais daqueles com maior capacidade financeira, gerando menor efeito negativo no consumo.

Com esta medida, além de se garantir equidade (justiça fiscal) e respeito à capacidade contributiva do cidadão, ao menos, teríamos a sensação de participar de um esforço coletivo em prol do bem comum e do salvamento de vidas, sabendo-se que o valor pago será empregado imediatamente na saúde pública, mas devolvido futuramente.

Ouça em nosso [PODCAST] no link a abaixo que o Senado Federal abriu consulta pública para votação do PL 183/2019 para a instituição do Imposto sobre grandes fortunas (art. 153, VII, da CF/88):

https://anchor.fm/fernando_magalhaes_costa/episodes/Senado-estuda-instituir-Imposto-sobre-grandes-fortunas-ebvn17

(Fonte: Site o Consultor Jurídico).

  • Publicações362
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações231
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/emprestimo-compulsorio-uma-alternativa-para-o-governo/825222681

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)